-
Arquitetos: CO-LAB Design Office
- Área: 300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:César Béjar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Petricor, o aroma terroso que é produzido quando a chuva cai sobre a terra seca, nos lembra a sensação de paz que é a natureza se renovando através da tranquilidade e da quietude. A Vila Petricor nos conecta com o mundo natural, com espaços que nos incentivam a diminuir o ritmo e nos maravilhar com a beleza do momento presente.
Esta casa foi construída em torno de vários grupos de árvores existentes e foi orientada para aproveitar os ventos dominantes. Com vistas cuidadosamente planejadas, as janelas ao redor das árvores fazem o verde preencher os quartos, além de permitir que a luz natural seja filtrada, decorando as paredes com sombras projetadas e em movimento.
A residência de três quartos com aberturas arqueadas cria transições fluidas entre os espaços internos e externos. No térreo, um espaço aberto de estar se conecta à piscina através de grandes janelas pivotantes arqueadas.
Um jardim tropical cerca a casa, proporcionando intimidade ao mesmo tempo em que cria um plano de fundo exuberante para todos os quartos. Na suíte principal, o quarto, a sala de estar e o terraço se fundem em um espaço contínuo através de mudanças de nível em cascata. Os móveis embutidos, como a cama de plataforma e os bancos, se fundem com as paredes, o chão e o teto abobadado em arco, criando um espaço contínuo e sem fissuras.
Quatro claraboias foram introduzidas para trazer luz natural e ventilação para todos os espaços internos da casa. A luz lavada sobre as paredes e o chão realça a textura dos interiores de cimento polido, revelando o trabalho manual perfeitamente imperfeito dos artesãos locais. As sombras projetadas pela vegetação circundante ampliam ainda mais a presença da natureza em todos os cômodos da casa.
Os acabamentos foram feitos sob medida e estudados minuciosamente para fundir todos os elementos, criando um interior sereno e tranquilizador. As paredes de cimento polido e os pisos de granito são coloridos com pigmentos minerais misturados no local para se fundirem perfeitamente, revelando um interior monolítico esculpido. Tecidos leves em tons terrosos complementam os móveis e a decoração projetados e fabricados pelo próprio escritório de arquitetura. A mesa de jantar, com pernas estriadas, foi fundida diretamente em obra e completada com um tampo de mármore Santo Tomás, cortado e processado no local. O mármore Santo Tomás também foi usado nas bancadas da cozinha e nos banheiros.
Os elementos luminosos de concreto foram projetados e fabricados no estúdio CO-LAB, e foram tingidos para se adequarem à paleta de cores. As cadeiras de madeira também foram projetadas pelo estúdio e fabricadas em colaboração com um carpinteiro local. As janelas pivotantes foram projetadas e fabricadas sob medida a partir de molduras de tubo de aço inoxidável laminado com molduras embutidas.